Contatar Cascaviando Moda

terça-feira, 28 de junho de 2011

FIBRAS TÊXTEIS

As fibras têxteis são as matérias primas da Indústria Têxtil. Elas devem ser preparadas de modo a formar estruturas tais como tecidos planos, artigo de malharia, feltros e outros.

Existem propriedades que determinam as características das fibras têxteis, são elas;
    * Comprimento
    * Resistência
    * Coesão
    * Flexibilidade
    * Elasticidade
    * Resiliência
    * Absorção
    * Umidade
    * Condutibilidade de calor
    * Sensibilidade ao calor
    * Resistência à luz solar
    * Brilho
    * Resistência aos produtos químicos
    * Resistência a microorganismos

      Podemos classificar as fibras em:

FIBRAS NATURAIS

São todas as fibras que já se apresentam prontas na natureza, bastando o homem transformá-la em fios.

I- ALGODÃO
É a mais importante das fibras têxteis, representando 50% do consumo mundial. Trata-se de uma fibra têxtil, própria para regiões próximas aos trópicos, daí sua grande aceitação em nosso país. Fibra de fácil obtenção, praticamente pronta para o uso, o algodão, apresenta uma fibra de celulose pura, apresentando-se sob forma de filamento tubular. Graças a essa característica, a fibra de algodão se destaca das demais fibras: por ser oco e leve, é um bom isolante térmico, pois armazena ar dentro de si, e também apresenta grande capacidade de absorção de água e de umidade.

II - LINHO
O emprego da fibra de Linho no uso da vestimenta vai apresentar um tecido de toque inconfundível; liso, seco e frio. É considerado como sendo uma fibra nobre para lugares de clima quentes, pois produz uma agradável sensação de frescor.

III - RAMI
Tanto o Linho quanto o Rami, hoje em dia são difíceis de se encontrar, e no caso específico do Rami, por possuir uma fibra mais dura ,grossa, e áspera, quase sempre vamos encontrá-la misturas com outras fibras, isso para evitar coceiras quando em contato com a pele.

IV - JUTA
A fibra da Juta origina-se de uma planta característica de regiões alagadiças. Esta fibra tem um grande valor comercial, considerando o seu volume de produção. A Juta é a mais barata e a mais fraca das fibras.

V - LÃ
A Fibra da Lã se refere aos pêlos do carneiro, pertencente aos mais antigos animais domésticos. A Lã é obtida a partir da tosa anual, e quanto mais comprido e fino for o pêlo, maior é o seu valor comercial. Junto com a Lã encontra-se uma graxa natural chamada lanolina que é usada em produtos de beleza. Camelo, alpaca, vicunha e lhama são também animais que fornecem a lã.

VI - SEDA
A seda é a matéria fibrosa natural mais nobre e uma das mais caras. O seu alto brilho, o toque suave, a bela caída, torna este produto um material cobiçado e ao mesmo tempo caro. Durante muito tempo a
fabricação da Seda foi um segredo chinês, a ponto de que a sua revelação seria castigada com pena de morte. O filamento  da Seda Natural é obtido a partir do casulo do bicho da seda.
VII - ASBESTO
É uma fibra mineral. Geralmente é misturado ao algodão. Suporta altas temperaturas, logo é usado na indústria de eletricidade como material isolante, ou na confecção de roupas (uniforme de bombeiro, escada de incêndio, luvas).

B. FIBRAS QUÍMICAS
São fibras manufaturadas, obtidas através de artifícios ou sínteses químicas feito pelos homens, dividem-se em fibras

ARTIFICIAIS e SINTÉTICAS.

B.1.Fibras Artificiais: são formadas por macromoléculas lineares obtidas e fornecidas ao homem pela natureza, onde a matéria prima se encontra pronta na natureza, o homem por sua vez através de artifícios químicos, as coloca em condição de uso têxtil. As primeiras fibras artificiais eram de celulose. A partir de 1949 o homem consegue por meios químicos transformar este composto orgânico em uma matéria de consistência viscosa que pode ser transformada em filamentos com propriedades têxteis. São elas;

- VISCOSE
Esta fibra produz fios macios, brilhantes e sedosos. A  Viscose pode ser obtida  utilizando a celulose de qualquer tipo de vegetal, mas geralmente é feita a partir da polpa da madeira. Tem aplicação na linha de produtos com toque agradável, e o seu uso não costuma provocar alergias. Os tecidos produzidos têm caimento mole, e misturado a outras fibras têm o poder de torná-las mais suaves.

- ACETATO
O acetato foi uma tentativa de imitar as características da Seda natural. Diferentemente da Viscose, o Acetato necessita de uma celulose com alto grau de pureza, por isso é utilizado fibras de algodão com comprimento não aproveitável para a fiação.

- MODAL
A fibra de Modal revela-se de grande aplicação no vestuário, principalmente de camisaria e blusas. Trata-se  de uma fibra artificial proveniente  da modificação da estrutura molecular da celulose, esta fibra consegue assimilar características da própria fibra de  algodão, como por exemplo, o aumento de resistência à tração  quando úmido. A fibra de Modal possui qualidades superiores a Viscose, principalmente no quesito durabilidade.

- LIOCEL
Na década de 80, começaram as buscas por uma fibra artificial que fosse menos poluente, ou seja, se procurava uma fibra que fosse totalmente biodegradável. O Liocel é uma fibra obtida a partir de árvores cultivadas com esse propósito especificamente. Entre os nomes comerciai do Liocel, podemos citar o Tencel, que é fabricada pela empresa norte americana Arcodis Cellulosic.

B.2 Fibras Sintéticas: As fibras sintéticas são formadas a partir de macromoléculas criadas (sintetizadas) pelo homem.

- POLIAMIDA
Foi a primeira fibra obtida por meio de síntese química, e continua sendo uma das mais importantes. É também conhecida como Nylon. A matéria prima é o alcatrão mineral. Durante o período da Segunda Guerra, sua produção teve um grande salto, em virtude de se utilizar este tecido para fabricação de pára-quedas e outros artefatos de guerra.

- POLIÉSTER
Esta é uma fibra que funciona muito bem misturada a outras, já que ela não interfere nos processo de fiação. Os fios de Poliéster puros ou em misturas possibilitam a construção de tecidos leves e arejados, sem apresentar o fenômeno de esgaçamento.
Uma vez depois de tinto, vai apresentar cores intensas, com ótima resistência ao desbotamento.
Tecidos de poliéster possuem uma reduzida capacidade de absorção, e conservam impecáveis quaisquer dobras  ou pregas vincadas sob efeito do calor. Não esticam, amarrotam ou encolhem.

- ACRÍLICO
O acrílico foi inventado, no intuito de substituir a lã natural. A grande qualidade do Acrílico é o fato de produzir fios com volume, conseguindo assim peças do vestuário com muita leveza, brilho e um aspecto de maciez. È utilizado na confecção de roupas de inverno, principalmente em malhas, mas a sua versatilidade alcança também tecidos técnicos e industriais, bem como velas para navio, toldos, barracas e lonas. São muito resistentes e não amarrotam.
Créditos:modatecavirtual.com.br
Por: Izabelle Barros
"FIBRAS TÊXTEIS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...